Essa pergunta é odiosa. O pior é que sempre tem alguém disposto a fazê-la.
Pior do que um roteiro fraco - ou inexistente -, pior do que atores ruins, pior do que uma história sem graça... É tudo isso gritando no seu ouvido.
Sim, pq um musical é basicamente isso... Uma história cheia de clichês, onde as pessoas cantam até quando vão ao banheiro. Me digam, qual a graça? Já não bastam os filmes da Disney com suas músicas estranhas?! Aliás, acho que é justamente isso. As pessoas sentem falta da magia Disney... Mas como não fica bem assistirem pela 15ª vez "O Rei Leão", vão ver a Nicole Kidman (que em certos pontos, é bem melhor que o Simba). Mas vejamos:
"Christian é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec, que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine, a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge. As maravilhosas interpretações musicais de..."
Tá certo.
Você pega a Nicole Kidman, o Ewan Não-sei-o-quê, joga os dois num cabaré, e o que dá? No meu tempo dava sacanagem, mas hoje dá musical. Você pega a Catherine Michael Douglas, a Reneé Zelwegrwrteg, jogas as duas num cabaré, e aí? Outro musical! E quando você pega 30 marmanjos, veste todos com fantasias de gato, e joga todo mundo no palco? Oh meu Deus! Isso dá Cats!
Mas vem, cá... Como surgiu esse troço? Em 1927 estreou o primeiro título desse gênero em Nova York. Chamava-se "O Cantor de Jazz". Devia ser tão chato, mas tão chato, que a única solução para manter o público acordado foi manter os atores cantando. Depois disso, a coisa virou febre. "Cantando na Chuva", "Noviça Rebelde", "Os Miseráveis"...
E com a atual decadência de Hollywood, os inescrupulosos executivos do cinema resolveram atentar para os fatos: - Pessoas gostam de música e histórias comoventes. - A Bróduêi fatura milhões todos os anos com seus espetáculos mirabolantes.
O que fazer? Já sei! Vamos roubar a idéia e adaptar para o cinema os grandes clássicos musicais! Ok. Depois da bomba atômica, dos livros do Chico Buarque e da fanta sabor maçã, essa foi a pior idéia que alguém poderia ter. Pq se os musicais eram chatos, eles se restringiam aos teatros. E nós, burros e sem cultura, não entramos nesses lugares. Mas agora eles estão no cinema! As pessoas comuns comentam sobre eles! Onde vamos parar?
|