De vez em quando eu fico pensando essas coisas...
Tragédia e melancolia vendem. Sempre venderam.
Você sabe, músicas românticas são mais românticas se forem sobre traição e/ou perda. Filmes dramáticos sobre boxeadoras tetraplégicas, músicos cegos ou animaizinhos perdidos são quase sempre sucessos de bilheteria. Novela boa tem que ter protagonista traída, velhinhos maltratados ou jovens com câncer. Até aí nenhuma novidade, acho que isso vem da capacidade obscura do ser humano de se deleitar com a desgraça alheia, de sentir pena de si mesmo, ou simplesmente de pensar "ainda bem que isso não é comigo".
Mas vamos nos deter na música. Ignorando o emocore - que não é música, é atentado - a tristeza é uma constante. Do Blues ao... Hã... Sertanejo (no caso de vocês, não no meu), a gente gosta daquelas melodias depressivas, pra ficar ouvindo sozinho no quarto, enquanto agarra o travesseiro (caso de vocês de novo). E quem tem um mínimo conhecimento musical conhece uma banda chamada Coldplay. Vocês conhecem, né? Pois é.
O Coldplay foi formado em 98, e é conhecido basicamente pelas letras introspectivas. E vejam só, eu gosto de Coldplay, gosto mesmo. Eu consigo fazer um coala chorar com a minha versão de "In my place" no violão. É uma coisa muito linda. Muito linda e muito triste, como vocês podem perceber. Mas eu estava pensando ultimamente, e cheguei à conclusão de que toda essa... hã... Introspecção nas letras da banda é uma fraude. Toda essa tristeza é mentira. Chris Martin é um farsante.
Este é Chris Martin, o farsante.Como, me digam vocês, uma pessoa casada com... Com
Isto pode ser infeliz de verdade?
Não dá, rapaz! O cara é rico, bem cotado no mundo da música, acorda todo dia ao lado da Gwyneth Paltrow e ainda senta no banquinho do piano pra compor músicas tristinhas?! Pa puta que pariu, pô!
E olha que eu nem gosto tanto assim dela, ela nem é uma boa atriz... Eu só não tolero hipocrisia. Isso não!
Sei que se eu fosse marido dessa mulher, eu é que ia pegar o sobrenome dela! Já pensou quando eu fosse preencher um cadastro ou algum formulário de hotel?
- Qual o seu sobrenome, senhor?
- Paltrow.
(Olhos arregalados)
- Como?
- Paltrow. P-A-L-T...
- Não, não! Eu quero dizer... O senhor é alguma coisa dela?
- Marido.
(Espanto)
- Marido?!
- É. (Sorriso despretensioso)
- Parabéns, senhor. Uma garrafa do nosso melhor champagne irá subir para o quarto. Cortesia da casa.
E o meu single mais famoso seria "I'm married with Gwyneth and you're not!"
Ia vender horrores. O público gosta de sentir inveja.
* * * * * *
Mas ó, não me olhe assim. Eu falei que era um post nada a ver.
Na verdade, o que me motivou a escrevê-lo foi a piadinha infame que eu ouvi dia desses:
Vida Real
- O nome da filha deles é Apple, né?
- É.
- Apple Paltrow.
- Ela não esperou 9 meses... Esperou a menina ficar madura. (Risos amarelos)
Criativo, não?