Loja com vendedor é uma coisa meio chata. Eles ficam lá, empurrando todas aquelas coisas legais - ou não -, e você sem coragem de dizer que não tem grana o suficiente pra comprar. Se for loja de roupa, é pior ainda. Eles dizem o quanto você fica bonito, moderno e jovial, mesmo que fique parecendo um saco de repolho. E se você resistir aos elogios e não levar o que eles querem, ainda te jogam uma praga para que você fique torto e vesgo. É verdade, eu tenho uma amiga que já foi vendedora. Ela inclusive ficava se jogando em cima dos clientes feiosos para que eles se convencessem de que comprar aquilo era um bom negócio... Claro que depois ela ficava indiferente e nem mandava flores no outro dia. Maldita.
Mas uma coisa que realmente me irrita é o gênero vendedor amigão. É aquele que já chega perguntando como vai a família, o que você achou do jogo do flamengo, da alta do dólar, do escândalo dos correios, essas coisas. Ele tenta provar por A + B que se preocupa com o seu bem estar, e por isso você deve comprar o que ele oferece. Se por acaso você diz que vai olhar em outra loja, ele se sente ofendido e ameaça terminar a amizade.
Tem também o vendedor galante, que é o exemplo da minha amiga. Ele, ou ela - no meu caso é ela -, tenta te seduzir para ganhar aquela sagrada comissão. Se você negar - o que equivale a dar um fora -, vai ter que aturar o choro. Talvez até haja uma conversa sobre o relacionamento. O problema é que quando uma pessoa está experimentando uma roupa, tudo o que ela quer ouvir são elogios... Aí já viu, né? Você acaba levando aquele sobretudo preto mesmo que more no Ceará.
Tem ainda o indiferente. É aquele que não move um dedo pra te ajudar, e ainda acha ruim ter que interromper a leitura da contigo pra efetuar sua compra.
- Moça, eu tô a fim de uma calça jeans... - Hã. (olhando com desprezo) - ... - Ô Arlete! Vem atender aqui o cliente pq eu tô ocupada.
É daqueles que reclamam quando você quer pagar aquele valor de 10 reais no cartão - parcelado em 3 vezes. Esse tipo merece o inferno - pq eu sempre pago mixaria no cartão. Geralmente esse tipo de vendedor trabalha em alguma loja de nome...
E tem o famigerado vendedor abutre, que nem espera você entrar na loja direito pra cair com um mata-leão em você. Bastante incômodo. Se você disser "estou apenas olhando", ele se afasta um pouco... Mas fica olhando de longe pra ver se você não vai roubar nada.
Não, caros leitores! Não se rendam à essa corja enganadora... Comprem nas lojas tipo C&A, que é mais barata e não tem vendedores!
|