Eu lembro da primeira vez em que fui ao cinema. O filme era "As Tartarugas-Ninja II", e eu fui com meu pai. No começo era tudo meio estranho... Mas sei que depois daquelas porradas do Donatello eu passei a achar o cinema uma das maiores invenções humanas - juntamente com o creme dental Tandy. Também lembro do segundo filme que assisti: "Os Trapalhões e a Árvore da Juventude", que você também gostava, admita. Foi o único filme do Didi Mocó que vi no cinema... Mas isso foi antes dele morrer e ser substituído por aquele clone que vemos aos domingos na globo.
O fato é que o cinema me encantou durante anos. Mesmo quando eram filmes ruins - como Independence Day -, eu saia da sala de exibição com aquela sensação de ter assistido ao maior filme já realizado. Passei a minha adolescência caçando filmes novos ou antigos - eu não tinha muito o que fazer mesmo. Então pq hoje eu não tenho mais o mesmo gosto pela sétima arte? Já vi filmes bons, engraçados, polêmicos, fraquinhos, pretensiosos, surpreendentes, inovadores, esquisitos... Mas nunca vi tanta porcaria como atualmente. E não me venham citar os filmes ganhadores da última edição do Oscar, pq esse prêmio de merda já não serve mais como nivelamento. Tirando um ou dois, o resto vai pra lata do lixo - na minha humilde opinião, é claro. Mercado nacional?! Ok... Admito que temos algumas obras brilhantes, mas a atual onda de comédias românticas com atores globais e de filmes extremamente arrogantes que investem mais na publicidade do que no roteiro me enoja.
Qual a lógica de pagar um ingresso - exorbitante, diga-se de passagem - para ter uma poltrona ultra-confortável, um som perfeito, uma imagem cristalina, e uma enchente de efeitos especiais e hisórias que não se sustentam?
A verdade é que o cinema nunca mais valeu tanto a pena quanto aqueles golpes do Michelangelo... Mas eu tinha apenas 5 anos, e estava sendo moldado por Hollywood, então deixa pra lá.
|